Não bastasse a estiagem, itabunenses sofrem com falta de energia em captação
As recorrentes quedas de energia elétrica, nas proximidades da Estação de Captação de Água do Rio do Braço, têm prejudicado os esforços da Emasa para manter a programação de abastecimento de água em Itabuna pré-estabelecida por sua equipe técnica. No sábado dia 12, o fornecimento de energia já havia sido interrompido de 11 até às 16 horas.
“Na segunda feira, dia 14, as equipes da Coelba, cuja cooperação tem sido essencial, precisaram desligar o sistema para corrigir um problema e, novamente, o bombeamento da água bruta do Rio Almada para a Estação de Tratamento de Água, foi paralisado de 10 as 14 horas. Quando os motores da captação da Emasa foram acionados ocorreu entrada de ar, problema só solucionado às 18 horas”, diz a Nota de Esclarecimento distribuída pela Emasa.
Segundo a diretoria da empresa durante todo o dia vários caminhões pipa saíram carregados da Estação de Tratamento para abastecer a população, mesmo os reservatórios estando sem água suficiente. “Com isso, as localidades que seriam abastecidas, via canalização normal, só receberão água hoje à noite. Os bairros programados para esta terça feira só devem receber na madrugada da quarta para a quinta-feira, prazo de 48 horas, após o restabelecimento do serviço”, diz a Nota .
A Emasa recomenda a população que economize o quanto for possível, pois, enquanto não chover nas cabeceiras dos rios que abastecem o município, a situação de abastecimento d’água não será normalizada. Por último, a Emasa coloca um telefone de serviço para eventuais críticas, sugestões e reclamações pela população e seus usuários: 0800 073-1195.